Psicologia do Esporte: Por trás das imitações

terça-feira, setembro 11, 2007

Por trás das imitações

O que está por trás das imitações do Novack Djokovic? (Veja abaixo)

Pode-se perceber que o sérvio está de olho bem aberto para os seus adversários. Conhece não somente suas estratégias de jogo como também todos os trejeitos. Vejamos:

A ansiedade de Roddick e Hewitt ficam ainda mais caracterizadas no seu teatro. A maneira que eles ajeitam a camisa, o boné e a rapidez como se movem antes de sacar.

A imitação de Nadal é a mais rica. O espanhol tem mais manias que todos os outros. Costuma correr em disparada antes dos jogos para deixar claro aos adversários que não está para brincadeira. Concentra-se muito com um ritual longo, que inclui ajeitar a meias (à la Roberto Carlos), organizar as madeixas, entortar a boca e dar o gritinho característico de quem está colocando força na bola. A forma como comemora, mostrando o bíceps, também não foi esquecida pelo sérvio.

Roger Federrer foi lembrado pelo movimento de cabeça que faz ao tirar o cabelo da testa, pelos movimentos de direita e de esquerda perfeitos, quando parece flutuar e pelo seu gesto mais freqüente: acenar para o público depois da vitória.

As imitações costumam ser exageradas, para tornar-las engraçadas (como quando o Nadal ajeita as calças antes do saque), mas também salientam salientar as características mais marcantes das pessoas. Em algumas pode-se ver porque alguns estão vencendo e outros não, e as armas que usam para isso.