Psicologia do Esporte: E as meninas são prata

terça-feira, outubro 02, 2007

E as meninas são prata

O futebol feminino do Brasil está cada vez mais parecido com o masculino: dá show, faz gol bonito, encanta a torcida, goleia, perde na final desperdiçando um pênalti. Não é crítica, apenas relação dos fatos.

A equipe está evoluindo, as meninas foram muito bem. A realidade do futebol é que vai demorar para mudar. Quantas famílias do Brasil colocarão suas filhas nos campos de terra batida ou nas escolinhas de futebol? Quantas equipes conseguiremos formar para um campeonato nacional? Equipe de modelos ou de jogadoras? Ainda tem essa variável a ser manipulada. O que atrai mais público?

Somos muito crués com relação ao pepel do futebol na vida dos brasileiros. Um homem que não gosta de jogar sofre e uma mulher que gosta, também.

Antes de pensar se a estrela da camisa será rosa ou não, se os meninos também a exibirão, é necessário consertar os tabus, o preconceito contra as mulheres no futebol. Se as meninas estão evoluindo e até merecem o título de campeãs mundiais, o futebol feminino do país está engatinhando e no momento não merece nenhuma premiação. Talvez por isso o título não veio. Infelizmente, sacrificando aquelas que mais batalharam e que mais mereciam.