Psicologia do Esporte: Brasil 3 x 0 Espanha na final da Copa das Confederações 2013

segunda-feira, julho 01, 2013

Brasil 3 x 0 Espanha na final da Copa das Confederações 2013

Um gol logo no início do jogo deu ao Brasil a tranquilidade necessária para dominar a partida. Esse foi o ponto psicológico da final da Copa das Confederações 2013.

O time da Espanha, tão acostumado às vitórias, a ter a posse de bola na maior parte do tempo, não conseguiu se refazer. Quando começaram a levar algum perigo para o Brasil, logo veio David Luiz para salvar o gol que poderia ter dado outro rumo à partida. Em seguida, Neymar conseguiu marcar e abrir ainda mais a vantagem. Era o fim do primeiro tempo.


No intervalo, restava aos espanhois colocar em ordem seu time e a cabeça. Voltaram para o segundo tempo, seguramente decididos a virar o placar. Qual não deve ter sido a decepção de logo na abertura levarem o terceiro gol, em uma bola que foi caprichosa para o fundo das redes.

A desorganização do time vermelho ficou ainda mais evidente quando Sérgio Ramos, sem dar oportunidade para ninguém contestar, agarrou a bola decidido a cobrar o pênalti. Deu no que deu, no já esperado para um time que está perdido em campo: uma equipe que tem jogadores como Iniesta, Xavi, Pedro e outros tantos não precisava ter um zagueiro cobrando a penalidade. De toda forma, do jeito que o Brasil estava inspirado, qualquer um poderia ter perdido aquela cobrança.

E da torcida, ninguém vai falar nada? Pressionou o tempo todo, se divertiu e contribuiu para azucrinar o juízo de quem estava tentando jogar contra os seus interesses. Logo no hino nacional a diferença na motivação ficou clara: os brasileiros gritavam retumbantemente a letra mesmo depois que a melodia, editada, foi finalizada. Os espanhois, por seu lado, não têm letra em seu hino e apenas escutaram seus acordes. Por isso jogar em casa traz muita vantagem.

A Espanha sonha em enfrentar o Brasil na copa de 2014 e dessa vez vencer. Nós, brasileiros, especialmente os que viram a Copa de 1982, sabemos que ter um bom time é apenas um dos requisitos para ganhar o mundial. Vamos aguardar, porque ainda é muito cedo para qualquer time cantar de galo. O Brasil é o dono da casa e já tem sua participação garantida. A Espanha, por sua vez, nem classificada está (embora seja muito difícil que não consiga se classificar). Coisas do futebol.