Psicologia do Esporte: Um Bom Aquecimento

segunda-feira, novembro 05, 2018

Um Bom Aquecimento

Neste POST vamos falar da importância de um bom aquecimento para alcançar o seu melhor desempenho na competição.

É natural que os atletas fiquem nervosos e ansiosos durante uma competição. Apenas se não estiverem vivos ou se o evento não for muito importante é que a ansiedade não aparece. Sendo assim, gosto de dizer que estar ansios@ é um privilégio, assim como o é competir sob pressão. Apenas os bons atletas passam por isso e ser um deles é maravilhoso. Isso não significa, porém, que vamos deixar a ansiedade nos dominar e jogar no lixo todo o nosso trabalho, certo?

E o que fazer, então?

Além das técnicas de relaxamento e de controle da respiração, uma medida simples e que ajuda muito é aproveitar o aquecimento para se colocar no estado ótimo para a competição. Comece a aquecer com movimentos simples (e isso serve para os dias de treino também) e só então passe a arriscar mais, quando se sentir segur@


Essa dica vale para quase todas as modalidades. Lembre que é normal sentir tensão nos músculos, por isso movimentar-se devagar no início do aquecimento é importante. Pouco a pouco vamos acelerando e o ideal é terminar o aquecimento no ritmo da prova.

Recomendo selecionar algumas frases positivas para acompanhar os movimentos: estou pronta para esse salto, para esse giro, para me equilibrar bem dessa maneira... (Frases iniciadas com "estou pront@ são muito eficazes).

Em algumas modalidades esse momento pré-competição é mais demorado do que a prova em si. Tenha paciência, chegue cedo para não pular nenhuma etapa importante.

Em síntese, não subestime o seu aquecimento, ele é parte importante da competição e merece toda sua atenção.