Psicologia do Esporte: O que eu diria ao Neymar sobre a Espanha

terça-feira, junho 11, 2013

O que eu diria ao Neymar sobre a Espanha


Neymar agora é do Barcelona, não há mais o que fazer com relação a isso. Então, agora é esperar para ver o que ele conseguirá fazer no novo clube.



Uma das dificuldades que têm os jogadores brasileiros quando chegam à Europa (ou qualquer outro lugar) é a tal da adaptação. Isso não é algo concreto, que se possa sentir claramente ou tocar. Os problemas de adaptação vão aparecendo à medida que a vida vai se desenrolando. Muitas das dificuldades que um brasileiro comum tem quando chega à Espanha seguramente não serão problema para Neymar, como por exemplo, aprender a usar o transporte público e quais são os melhores lugares para comer bem e barato. Sendo assim, vamos ao que interessa:

Em primeiríssimo lugar, o que se deve fazer ao chegar a um país estrangeiro é aprender a língua, por mais difícil que ela seja. Nesse caso, Neymar está em vantagem, pois o idioma espanhol é relativamente fácil de aprender para um brasileiro. Embora falar BEM seja difícil, o portuñol se aprende rápido. Eu recomendo seriamente que ele não poupe esforços nesse quesito. A vida melhora muito quando se consegue compreender o que os outros dizem e quando podemos nos expressar com clareza diante dos outros.

Por ter escolhido morar na Catalunia, é importante, logo depois que o castelhano esteja engatado, aprender algo em catalão. É impressionante como isso deixa os moradores do lugar satisfeitos. A julgar pelo dia da sua apresentação, parece que esse conselho ele já está seguindo, embora eu ache que o castelhano seja a língua a aprender primeiro. Nem todo mundo fala catalão na Catalúnia.


O segundo conselho que eu daria a Neymar e a todos os brasileiros que estiverem na Espanha é: MUITO cuidado com a imprensa espanhola. Eles são bairristas ao extremo e vivem procurando criar polêmica. Qualquer coisa é motivo para criar uma fofoca e acabar com a imagem do escolhido. É só ver o que houve com Piquet e Ibrahimovic (foto) e com Mourinho, ex-técnico do Real Madrid. Há outros exemplos com Gustavo Kuerten e Felipe Massa, mas isso eu só conto em off. São coisas que eu ouvi no boca-a-boca e que prefiro não comentar aqui. O que interessa é saber que "tudo o que disser ou fizer poderá ser usado contra você". Mais um motivo para falar pouco (como o Messi) e manter a vida privada em privacidade. Cuidado com as saídas e com as mulheres do próximo. Cuidado mesmo!

Os jornais da Catalúnia serão seus amigos e os de Madrid os seus inimigos. É fundamental saber que os dois jornais mais importantes da Espanha são os de Madrid: Marca.com e AS.com. Sendo assim, as críticas mais duras devem vir dai, já que a rivalidade Madrid x Barcelona é apimentada. Alguma trégua deve-e esperar dos Catalães Mundo Deportivo e Sport.

O fogo cruzado já começou. O Marca já colocou na sua página as cenas de Neymar na novela e a suposta polêmica criada com o comercial das meias Lupo. Com esses exemplos, não há como me desmentir.
Além disso, é muito importante seguir todas as normas do clube, especialmente no começo. Horários de treinos, exames médicos, alimentação, preparo físico. Se as coisas não saírem logo de cara do jeito que se espera, o atleta terá o apoio do clube se estiver seguindo todo o cronograma. Caso contrário, trate de fazer muitos gols, ou ouvirá coisas do tipo "viu ai que eu disse?". Na Espanha as pessoas são muito rápidas na hora de apontar culpados. Na minha opinião, muito mais do que no Brasil.

Se as coisas demorarem a sair como o esperado, sugiro que não hesite em procurar ajuda profissional. Há muitos psicólogos bons especializados em esporte na Espanha. Eu mesma estudei com alguns. Nesse quesito, ponto para o Felipe Massa.