Psicologia do Esporte: Momento Delicado do Brasil na Davis

domingo, março 08, 2015

Momento Delicado do Brasil na Davis





http://www.daviscup.com/media/201778/201778.jpg

O confronto entre Brasil e Argentina pela Copa Davis ganhou mais emoção neste domingo. Não só porque o empate em 2x2 veio após o jogo mais longo de toda história da competição, mas também porque agora, em vez de ter a vantagem, estamos em desvantagem.

No primeiro jogo, João Souza, o Feijão, derrotou Carlos Berlocq em cinco sets: 4/6, 6/3, 7/5, 3/6 e 2/6. Em seguida, Leonardo Mayer venceu Thomaz Bellucci com relativa facilidade: 6/4, 6/3, 1/6 e 6/3.

No sábado, a dupla verde-amarela, Melo e Soares, confirmou o favoritismo vencendo os argentinos Diego Sebastian SCHWARTZMAN e Carlos BERLOCQ por 7/5, 6/3 e 6/4.

Nada se compara, porém, ao jogo épico entre João Souza, mais conhecido como Feijão, contra Leonardo Mayer. O brasileiro mostrou sua evolução e plena forma ao jogar por mais de seis horas contra o argentino, salvando nada menos do que dez match points, alguns superando uma desvantagem de 0/40.

A má notícia é que, com a derrota do Feijão, a equipe brasileira entra em um momento psicologicamente delicado: sai de uma vantagem de 2x1 para uma desvantagem de 1 set a zero no jogo do Thomaz Bellucci, que foi interrompido por falta de luz natural.

O tempo é muito curto para que se consiga reverter a situação. Não é impossível, mas muito difícil. Será preciso muita concentração e autoconfiança para superar essa adversidade e o time tem apenas uma noite de trabalho para tanto.

Boa sorte aos brasileiros, mas a Argentina deve levar essa...