Psicologia do Esporte: O que é Psicologia do Esporte?

sábado, agosto 01, 2015

O que é Psicologia do Esporte?

Definir Psicologia já é difícil e o mesmo vale para a Psicologia do Esporte, mas podemos dizer que essa é uma das Especialidades da Psicologia para se referir à atuação voltada tanto para o esporte de alto rendimento, quanto para o esporte recreativo

O profissional psicólogo do esporte está habilitado para estudar, identificar e compreender as teorias e técnicas psicológicas que podem ser aplicadas ao contexto do esporte e do exercício físico, tanto em indivíduos como em grupos.

É comum a sua participação em equipe multidisciplinar, no auxílio ao planejamento a preparação de estratégias de trabalho, visando o aperfeiçoamento e ajustamento do praticante aos objetivos estabelecidos.


Faz parte das suas atribuições a orientação aos pais, técnicos e demais envolvidos no processo, além de ajudar na motivação e adesão ao exercício dos praticantes diversos. Para isso faz uso da avaliação psicológica, podendo utilizar as técnicas tradicionais de testagem psicológica e observação e entrevista.

São passíveis de análise aspectos como os estados emocionais, os níveis de atenção, concentração, percepção, tempo de reação, entre outros, assim como as relações interpessoais e tomada de decisões, com o objetivo de melhorar o desempenho individual ou da equipe.

É importante uma análise cuidadosa do perfil psicológico do atleta, que varia de acordo com a modalidade praticada, para assim ser possível adaptar as suas características originais às exigências físicas técnicas e táticas do objetivo traçado.

Uma vez identificadas as dificuldades, é importante elaborar uma intervenção eficaz para superá-las. As mais conhecidas são as técnicas de relaxamento, motivação, coesão grupal, concentração e superação de traumas, para citar apenas algumas.