Psicologia do Esporte: Controle Emocional e Biathlon

quinta-feira, fevereiro 22, 2018

Controle Emocional e Biathlon

Nas olimpíadas de inverno me chamou atenção uma modalidade, o biathlon, que consiste em combinar a corrida de esqui com o tiro esportivo. São colocadas em alguns pontos do percurso estandes de tiro para que os competidores usem uma espingarda para atirar em cinco alvos estáticos, penalizando-se cada falta  com a obrigatoriedade de correr 150 metros, ou adicionando um minuto ao total da prova. Ganha quem faz tudo em menos tempo.



Nesse esporte, nota-se que o controle emocional dessa modalidade é determinante, já que na corrida há uma aceleração cardíaca que precisa ser reduzida durante o tiro, para o bom desempenho, e que deve voltar a aumentar no trajeto seguinte.

Uma das possibilidades para se trabalhar essa questão com os atletas é usar um programa criado pelos psicólogos do esporte Larry Lauer e Craig Paiement (2009). Eles desenvolveram uma intervenção em 9 encontros para ajudar jovens atletas a controlarem melhor suas emoções, tomarem consciência do papel dessas emoções no esporte e como elas estão relacionadas com seus atos e desempeno.

Dentre as técnicas recomendadas, estão a da respiração profunda e as quatro fases para controle das emoções, que devem ser usadas durante os momentos mais duros da competição em que se deve agir sem perder a cabeça. Essas fases incluem (1) reação positiva às emoções, (2) identificação dos próprios “calos” sensíveis, (3) desenvolvimento de uma nova resposta a esses “calos” emocionais e (4) desenvolvimento de uma estratégia de prática de controle emocional no gelo (ou no local da competição esportiva em questão).


Outras técnicas são as de controle da ativação (excitação) e do estresse, como estabelecimento de metas e mentalização, além de uma outra rotina de controle emocional chamada de 3R (reagir, relaxar, refocalizar).

Praticando essas habilidades para reagir melhor nas competições tende a melhorar o controle emocional, assim como o desempenho em momentos se pressão.