Psicologia do Esporte: O adeus de Guardiola http://goo.gl/X5ocV

sábado, abril 28, 2012

O adeus de Guardiola http://goo.gl/X5ocV


"Mi adiós lo tenía decidido: cuatro años desgastan mucho" - MARCA.com - http://goo.gl/X5ocV
Vai ser difícil para a maioria dos brasileiros entender porque Guardiola deixou o Barcelona, afinal, ele ganhava muitos títulos e muito dinheiro. As pessoas acham que esses são os únicos motivadores existentes. Conhecendo um pouco da realidade espanhola, pode-se dizer: NÃO SÃO! Na hora de escolher um novo emprego, os espanhois põem na balança também a qualidade de vida e o tempo livre que gastam com viagens ou junto da família.
Uma vez ouvi de um professor: "tenho duas prioridades na minha vida e nenhuma delas passa pela faculdade: minha família e meu tempo livre".
Tal postura dificilmente será compreendida pelos brasileiros. Muitos dirão: "sei,sei, com esse dinheiro eu também daria essa desculpa" ou então "ele saiu do Barcelona para ganhar mais", "não aguentou a pressão", "saiu porque perdeu a Champions!!!" etc...
Os brasileiros são muito ligados ao trabalho e ao dinheiro vindo dele (ou de outras fontes) porque dependem de seus próprios esforços para tudo. Países desenvolvidos capricham mais no seguro desemprego, de forma que ninguém precisa se preocupar com a sobrevivência entre um víngulo trabalhista e outro. Dá pra escolher e para tomar um ano sabático de vez em quando, igual ao Guardiola.
Dá pra morrer de inveja?