Psicologia do Esporte: Briga Dunga x Imprensa

terça-feira, junho 22, 2010

Briga Dunga x Imprensa

Interrompi a minha mudança para comentar a briga Dunga x Imprensa. Apesar de saber que quase todo jogador de futebol tem um vasto vocabulário pornô, exceção, talvez, dos atletas de Cristo, e um ou outro mais educado, as imagens não deixam de surpreender.

Surpresa maior são as postagens na internet, defendendo a atitude do treinador. Uns dizem que ele vive apanhando da imprensa, que é normal reagir assim. Outros tentam justificar a atitude com o velho argumento "ricos x pobres", onde os pobres podem fazer tudo para se defender da opressão dos ricos, inclusive roubar, destruir laranjais, invadir terras, quebrar laboratórios, fazer "justiça social", xingar.

No caso, o lado "rico" é a Rede Globo, poderosa, que queria fazer uma entrevista exclusiva com o Dunga e este se recusou, alegando democracia: "ou faz entrevista pra todo mundo ou não faz pra ninguém". Fico me perguntando se o lado "pobre" da briga é o Dunga. Queria ser "pobre" como ele...

Também me pergunto se a tal exclusiva era gratuita, ou se a Globo pagaria por ela. Se for assim, a CBF não pode cobrar da imprensa para ajudar a pagar o salário do treinador, entre outras coisas? Ele quer receber sem trabalhar? Sem dar exclusiva?

Ah, preciso dizer que eu não sou o tipo de pessoa que acredita em tudo que contam por ai, portanto duvido da veracidade do tal pedido de entrevista exclusiva. Quem viu? Você viu? E por que acredita e fica atacando um lado com base em um boato?

Depois dessa introdução, vou dizer o que interessa: pelo pouco que observei, já vi que o mundo do futebol é uma eterna briga de poder. Os treinadores fazem loucuras para saber quem os está apoiando e quem está contra eles. Testemunhei um caso (esse eu vi mesmo, ninguém me contou) que um treinador proibiu o uso da academia do clube antes das 9h da manhã. Queria a academia vazia "porque sim". Muitos atletas que estavam se recuperando de lesão costumavam treinar de 7h às 9h para poderem ficar com a família depois. Acho justo, mas o treinador proibiu o treino a essa hora e eles tinham que ir de 9h às 11h, quando a academia estava mais cheia, fazia mais calor, etc... tudo isso sem nenhum motivo aparente, apenas o fato do novo treinador estar testando a sua "moral" no clube novo.

Assim como o Maradona, o treinador brasileiro foi convidado para o atual cargo sem ter tido experiência anterior. Entrou pela janela e é normal que ambos se sintam inseguros, como é normal que a imprensa dos dois países questionem suas competências. Não é culpa da imprensa, mas de quem colocou em um cargo pessoas "nada a ver". Parabéns aos dois pelo bom trabalho, apesar da inexperiência. E parabéns à impresa por fazer as perguntas que nós gostaríamos de ver respondidas.

Não duvido se o Dunga usar este episódio como forma de testar o seu poder. A CBF vai advertí-lo? Ele vai ameaçar deixar o cargo em plena Copa do Mundo e criar uma crise à francesa?

De certa forma, foi uma estratégia muito inteligente. Assim, o Dunga poderá perder a Copa e colocar a culpa na imprensa. Sabido.